RSS

Caiu o Estado Laico Brasileiro, ontem dia 26 de agosto de 2009, em Brasília?

27 ago

Dois fatos de ontem, quarta-feira, 26.08.2009, em Brasília,  marcam de certa maneira uma nova (velha) atitude em relação ao Estado Laico brasileiro.

stpaulina

1) Foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputado, em caráter definitivo,  o chamado  “Estatuto Jurídico da Igreja Católica” no Brasil.  Resultado do pacto assinado ano passado, entre o Presidente Lula, representando o Estado brasileiro, e o Papa Benedict XVI, representando o Vaticano. Resultado de forte pressão do CNBB (Conselho Nacional de Bispos Brasileiros) e outras forças católicas atuantes no país, o Estatuto dará plenos poderes à Igreja Católica, que volta a ser a “religião oficial” do país, agora com poder político-estatutário.  Um dos pontos nevrálgicos do Estatuto  será o de que a Igreja poderá ter acesso a financiamentos públicos para suas obras de catequeses e evangelização.

2) Enquanto isso, em outra comissão, a  Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou a criação do Dia Nacional do Evangélico. Para cada dia 30 de novembro.

Um amigo, especialista em religiões brasileiras,  me telefonou à noite do Brasil e me disse o seguinte:  “Estado Laico, o Brasil ?  O país está se tornando uma grande igreja e o fanatismo está aumentando por aqui…Por isso as religiões de matrizes africanas tem que se manterem unidas e pressionarem o Estado brasileiro para o seu reconhecimento efetivo igualmente, pois os ataques que já são muitos, virão ainda mais fortes com essas tendências de virada que o Brasil está tomando em questão religiosa. Vai sobrar, como já esta sobrando, para o Candomblé e a Umbanda, se não tomarmos uma atitute firme e deligente.”

Enquanto isso, na mesma Câmara dos Deputados, no mesmo dia, a bancada ruralista/direitista do DEM/PP  barra a votação do “Estatuto da Igualdade Racial” mais uma vez . Com isso contraraindo os anseios de 50% da população brasileira em seus direitos de igualdade e plena cidadania de serem finalmente reconhecidos política, econômica, cultural e socialmente no Brasil.

Dois pesos e duas medidas. Forças reacionárias  estão atuando com poder quase absoluto no país e devemos dar respostas positivas e atuantes em todas as frentes sociais democráticas dentro e fora do Brasil.

Ilustracao:   Santa Paulina, a primeira santa brasileira.

Ras Adauto, de Berlin
PPABerlin – Pindorama Press Agentur Berlin
https://ppaberlin.wordpress.com/

 
Deixe um comentário

Publicado por em agosto 27, 2009 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: