RSS

A Selecao Japonesa de futebol e a Minha Amiga americana.

18 jul

A Selecao Japonesa de futebol e a Minha Amiga americana.

Mary Stuart é uma amiga que mora em Paris. Até aí morreu Neves.
Ontem, logo após a vitória das japonesas no jogo com as americanas, recebi um e-mail sintomático de Mary. Entre outras coisas, carregadas de preconceitos contra as japonesas – senti um certo dispeito e um ar de superioridade babaca que nunca tinha notado em minha amiga. Numa altura, com certa ironia de filme americano, daqueles bem ridículos de piadas que só eles/as acham graca, Mary disse: “Foi uma vinganca de Fukushima!” Fiquei algum tempo pensando no assunto e respondi logo após: “Quem manda nao colocar pelo menos uma black woman na porra daquela selecao. Só tinha blondie na fita. Prefiro as `Fukushimas´”. Até agora nao recebi nenhuma trépica de volta.

Quem assistiu ao jogo ontem e conhece as personalidades alemaes que vez enquando eram mostradas no vídeo, devem ter reparado que as alemaes torceram entusiásticamente pelas japonesas. Duas delas foram mostradas em euforia com a vitória das japonesas: a técnica da selecao feminina alema, Silvia Neid e a chefona do Partido Verde alemao Claudia Roth. A Chanceler Angela Merkel, pró americana, ficou piana na dela e saudou a vitória das japonesas com palavras burocráticas.

Outro detalhe interessante: a poderosa organizadora e presidente do Comitê Organizador da Copa Feminina da Fifa em 2011 é a afro-deutsche Steffi Jones. Nascida em Frankfurt, declara Steffi: “Eu cresci num bairro problemático e sofri alguns momentos difíceis. Bem novo, meu irmão não só virou criminoso como também ficou viciado em drogas. Por causa da minha cor de pele não foi fácil sempre. É importante ter uma rede de proteção. Através do futebol eu ganhei auto-estima, autoconfiança, coragem e força. É difícil resumir isso em um slogan. Temos que esclarecer para as crianças e os pais que futebol é mais que um jogo. As crianças amadurecem suas personalidades. Valores, respeito, espírito esportivo e integração – tudo isso faz parte. ”

É isso, aí! Por isso, que nao vou dar mole para a minha amiga Mary Stuart e suas garras de águia yankee reveladas aparecendo assim com seus preconceitos otários!.

Foto: divulgacao

 
Deixe um comentário

Publicado por em julho 18, 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: