RSS

Vera do Agbara Dudu pediu passagem para o Orun!

22 jul


Foto: Zézinho Fotógrafo

Faleceu essa madrugada a grande Vera do Agbara Dudu. Nossa grande amiga de militancias e ícone da resistiencia das Artes da Cultura Negra no Rio de Janeiro.

Nos anos 80, comandando um grupo de jovens suburban@s do Rio e inspirada na influencia do Grupo e Bloco Afro Ilé Aiyé da Bahia, Vera cria e dirige com competencia o Agbara Dudu. Que foi a marca e o símbolo da projecao negra e inspiracao de luta para tod@s nós nessa época. Nao tinha ninguém que nao era ou fazia parte, de uma maneira ou de outra, do Agbara Dudu. Sua base o bairro de Madureira, reduto da Portela, Império Serrano e da Serrinha do Jongo de Vó Maria e de Darci. Eu fui um agbarense de primeira hora e convivi com Vera muitos anos. Polemica e muitas vezes contraditória, Vera foi a responsável com o seu carisma e staff radical pela formacao de muit@s jovens artistas (músicos, dancarinas, estilistas, etc) que hoje estao espalhad@s pelo mundo. E do surgimento de tantos outros Blocos Afros que vieram depois na trilha tracada pelo Agbara Dudu.

Sao inesquecíveis as famosas “Noites da Beleza Negra” realizadas pelo Agbara, que parava Madureira todo ano.

Hoje de manha, ao abrir meu facebook alguém com uma notícia curta e grossa entristeceu o meu coracao: “Faleceu Vera do Agbara”. E minha memória rapidamente viajou lá atrás, nos anos 80, quando éramos todos jovens e entusiastas militantes, que nos acreditávamos revolucionári@s, da luta negra no Rio de Janeiro.

Quando desci na estacao de Yorckstrasse, aqui em Berlin, para ir à produtora de filmes de minha mulher Katharina, uma jovem cigana Rom tocava uma música triste em sua acordeon gitana. Meu coracao apertou de vez e eu chorei, enquanto colocava 1 Euro na latinha da menina. E ela me perguntou porque eu estava chorando. E eu respondi, sem que ela entendesse nada: eu estou chorando por Vera do Agbara Dudu.

E agora aquela música emblemática do Agbara Dudu, que quer dizer Forca Negra, nao sai dos meus ouvidos:

“E veio de Angola/ e veio da Guiné/ e passou pela Bahia/ e deixando muito Axé”!

Ras Adauto Berlin

 
4 Comentários

Publicado por em julho 22, 2011 em Uncategorized

 

4 Respostas para “Vera do Agbara Dudu pediu passagem para o Orun!

  1. krika

    julho 22, 2011 at 8:51 pm

    OLá Aduto!!!!
    Acabei de saber também pelo face…perdemos uma grande mulher!
    Eu a conheci na época em que morava no Rio! Que ela estja em um bom lugar…bjs e abraços. krika Mattos.

     
  2. Abel Torres

    março 8, 2012 at 8:28 pm

    Acabo de ler seu comentário sobre a nossa grandiosa “Vera do Agbara”, e era assim que todos nos referíamos a identica-la, quase uma identidade. Fiquei emocionado com seu comentário porque participei, e muito, dos terreirões; muita música boa, cerveja gelada e sardinha frita às sextas feira. Mas nada foi tão importante como a marca deixada pelo Agbara pra todo povo que o conheçeu, e a Vera fez parte de tudo.
    Axé para todos

     
  3. Santinho Neto

    fevereiro 5, 2014 at 10:10 pm

    Mesmo tendo passado tanto tempo, parece que foi ontem que estava lendo esta notícia também. Eu soube pelo antigo Orkut através de um amigo em comum. Semanas antes ela havia brincado comigo que “morreria do coração” se eu confirmasse ser mesmo o seu compadre de tantos anos fora do Rio. Vera sempre foi assim, forte, polêmica, Mãezona e uma pessoa ímpar. Palavras poucas que dizem o tudo que ela representou para cada um daqueles jovens que senhores e senhoras são hoje. Consciência Negra + Rio de janeiro = Vera Maria Mendes

     
  4. britoimagem

    fevereiro 12, 2015 at 9:53 pm

    Saudade de Dona Vera Agbara, lembro como e fosse hoje, toda sexta feira na rua Ernesto Lobão em madureira, começava ás 23:00 hs, e seguia até quase amanhecer, peixe frito delicioso, vinho gelado saboroso, cerveja com pedaços de iceberg no casco, e muita Mulher Negra linda, e inteligente.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: