RSS

IV Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas

24 jul

A questao das terras quilombolas no Brasil sao tao importantes e fudamentais quanto às terras e territórios das nacoes indígenas. Ultimamente tem se acelerado os ataques de toda ordem contra os direitos desses povos a viverem em paz . Uma orquestracao sinistra que envolve  políticos ruralistas, juizes, fazendeiros, grileiros, polícia, jaguncos e matadores  tem levado panico, medo e mortes de líderes quilombolas em várias regioes do Brasil. Urge entao acoes e políticas concretas rápidas e firmes para garantir a tranquilidade e a posse definitiva das terras desses povos,  que tem todos os direitos legítimos sobre suas propriedades. E ajuda de todos segmentos conscientes no país para fazer valer as leis que regem esses direitos dos Quilombolas.

Ras Adauto Berlin

=================================================================================

Na construção do Decreto 4887/2003, que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos, a CONAQ teve uma participação importantíssima, influenciando diretamente na construção do texto legal. Nesse sentido, a CONAQ assume também a defesa radical do referido Decreto.

A Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas -CONAQ estará realizando seu IV Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas: CONAQ 15 anos de luta e nenhum direito a menos, nos dias 3 a 7 de agosto de 2011, na cidade do Rio de Janeiro.

A abertura do evento, que reunirá representantes das comunidades de todo o Brasil, acontecerá  a partir das 18h do dia 3 de agosto, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia.
Nos dias 4 a 6, o Encontro acontecerá nas dependências da UERJ (Universidade do Rio de Janeiro), na Rua São Fracisco Xavier 524, Maracanã.

Ao longo desses dias, os debates deverão marcar um importante momento de reflexão, avaliação e amadurecimento da luta e resistência quilombola.

No encerramento, no final do dia 6, acontecerá o pré-lançamento da Campanha Nacional em Defesa dos Direitos Quilombolas.

Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas.



		
 
Deixe um comentário

Publicado por em julho 24, 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: