RSS

A Guerra dos Alugueis na rua onde moro, Schlesische Strasse, Kreuzberg Berlin

04 set

Berlin – Agora à tarde a minha rua, Schlesische Strasse, ferveu. Centenas de policiais da Tropa de Choque ocuparam um trecho da rua, na altura do n°. 27.  A acao e todo esse aparato eram para desalojar um grupo de “Chaoten” – Autonomos da Extrema esquerda e Anftifascistas – que havia ocupado um prédio há cerca de dois dias atrás. A ocupacao faz parte de todo um movimento político dos moradores da área contra a invasao de uma burguesia imobiliária especuladora que esta penetrando na regiao e expulsando os antigos moradores e fazendo com que os aluguéis aumentem exageradamente. Além da construcao de prédios de luxo, o projeto visa também criar um polo turístico em torno do rio Spree que atravessa a regiao. Muit@s morador@s antig@s já estao sentindo na pele e no bolso essa estratégia de expulsao dos habitantes locais.


Como várias sedes das organizacoes dos autonomos se encontram na regiao, os grupos vem promovendo eventos, passeatas e mesmo atentados e ocupacoes de prédios desocupados como forma de chamar atencao de Berlin. É o movimento “Miten Stop!” (Parem os Aluguéis).

A polícia invadiu o prédio, retirou todas as faixas e bandeiras que estavam no edifício e prendeu o grupo.

Também foi utilizado um trator guindaste para desocupar trechos da rua, que havia sido bloqueada pelos autonomos com móveis, pneus de carros, paralelepípedos e madeiras.

Os “Chaoten” resistiram dentro do prédio um bom tempo, até serem dominados pelo “Bope de Berlin”.

Como sempre aconteceu princípio de pancadaria entre a galera que estava na rua e moradores do local e a polícia.

Último domingo de verao, realmente quente aqui na minha rua. Mas a luta vai continuar e nao se tem previsao de quando termina.

Essa regiao onde moramos, Kreuzberg, é conhecida por sua  forte resistencia política, social  e cultural. Habitada por maioria turca, onde tem seus comércios e mesquitas,  agrega em sua área centros sociais, culturais e políticos alternativos de nativos locais e migrantes da África, América Latina, Ásia, etc.

Ras Adauto Berlin

Fotos/Exclusivas: PPABerlin/NAI e.V.

 
Deixe um comentário

Publicado por em setembro 4, 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: