RSS

A cerimonia de 7 de Setembro na Embaixada Brasileira em Berlin!

08 set

“cada um tem seu ponto de vista sobre um mesmo assunto. esse é o meu!”

 

Berlin – Ontem fui lá na Embaixada brasileira em Berlin, convidado que fui para participar da comemoracao do dito dia da independencia do Brasil. Foi preciso eu vir morar em outro país para ser convidado por uma Embaixada e um embaixador para uma coisa dessas. Coisa que nunca me aconteceu e talvez nem aconteceria comigo no Brasil.

O evento comeca com aquela longa fila de pessoas bem vestidas e um/a a um/a vai cumprimentando o Embaixador, a Embaixatriz, o Ministro ou a Ministra Consular e os Adidos Militares. Um fotógrafo oficial, nesse caso aqui um alemao, vai clicando o tempo todo o “beija-mao”.

Chegamos juntos nós em 3: o dancarino e mestre de capoeira Jorge Watutsi, o jornalista Marcos Romao, que vieram de Hamburg, e eu.

Quando fui cumprimentar o Embaixador, mantive a mao dele presa na minha e falei: “A Amazonia é nossa, temos que cuidar melhor. E Belo Monte é um erro ecológico e humano trágico que nao pode acontecer…” . O Embaixador se perturbou comigo e quis logo me passar rapidamente para os meus cumprimentos à Embaixatriz.
(Depois o Romao me falou que o Embaixador, Everton Vieira Vargas, era um especialista e autoridade, com obras e tudo, sobre a Ecologia, sistema climático, sustentabilidade, essa onda toda. Eu nao sabia. E o Romao completou: “E voce, Ras, acertou na mosca falando essas coisas para ele”.)

Na cerimonia estavam embaixadores e diplomatas de outros países sediados na Alemanha, autoridades do governo alemao, empresários, executivas, estava um vice presidente africano, etc etc. E nós, reportando e fazendo militancia e política no meio da história. Nao perdemos nenhuma oportunidade de falarmos com as pessoas nas rodas sobre o racismo, Belo Monte, corrupcao política no Brasil, a violencia contra mulheres, tráfico de seres humanos, principlamente de brasileiras para a Europa, geopolítica mundial, a questao da migracao brasileira, a questao da África, etc. Marcamos nossa presenca, a nosso jeito!

Serviram champagnes, caiprinha, vinhos brancos e tintos – alemaes e brasileiros, cerveja alema, guaraná, suco de manga, suco de goiaba, coca-cola. O bufé era de salgadinhos alemaes e brasileiros. No final serviram os docinhos: brigadeiro, queijadinha, língua de sogra, e docinhos franceses e alemaes. Na hora dos doces baixaram os “erés” nas pessoas. Teve madame que enfiou até docinhos enrolados em guardanapos na bolsa. Essa, meninas, eu vi!!!!….

O fundo musical era um repertório de músicas brasileiras da melhor qualidade, conduzido pela cantora cearense Anastácia Azevedo, o músico cearense Zé Eugenio e Banda. Anastácia é uma das nossas Divas cantantes, que vive há mais de 15 anos aqui em Berlin.

Quando cheguei na porta da Embaixada, tinha uma porcao de gente já fazendo a fila para entrar no espaco. Algumas pessoas ficaram incomodadas comigo. Com o meu chapéu, sei lá. Teve uns 2 lá, todos cheios de poses e medalhas no peito, que ficaram até assustados e se afastaram um pouco da fila. Eram brasileiros. Eu falei alto e em alemao com eles: “Ganz ruhig. Ich bin nicht ein Tier!” (Fiquem traquilos, que eu nao sou bicho! – No sentido preciso “que eu nao mordo nao”).

O embaixador em Berlin pelo menos é bem aberto e tenta chegar perto, ouvir, saber qual é, fazer a sala! Mas me senti um “mulato” no meio de uma “corte européia”. Éramos um zumbido estranho no meio daquilo e queríamos mesmo ser esse zumbido; estávamos atuando com essa intencao “política zumbida” naquele teatro de 7 de Setembro na Embaixada. Só faltou o escritor Lima Barreto para reforcar o nosso time!

Ras Adauto Berlin

 
Deixe um comentário

Publicado por em setembro 8, 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: