RSS

Racista da Bienal do Livro é indiciado por delegada da 42a. DP (Recreio dos Bandeirantes/Rio de Janeiro)

13 set

Racismo é Crime e deve ser processado exemplarmente!

Foto: em versoperiférico

A doutora Adriana Belém, delegada titular da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), indiciou nesta segunda-feira (12) por racismo o funcionário do estande da Editora Abril na Bienal do Livro, no Rio., que terminou nesse último final de semana.  O caso será enviado em até 30 dias para o Ministério Público, que vai decidir se aceita ou não a denúncia. Segundo pronunciou a delegada, a pena pode variar de um a três anos de prisão.

Como se sabe, o tal funcionário teria agredido com ofensas racistas a duas alunas do Colégio Estadual Briggs, de Niterói, quando elas visitavam juntamente com outras alunas e professoras a XVIa. Bienal do Livro. O funcionário do estande da Editora Abril negou as senhas para a palestra de um atordizendo para as meninas que “não gostava de negros” e que as estudantes seriam “negras do cabelo duro”, e, em seguida, ofendeu o resto do grupo, os chamando de “negros, favelados e sem educação”.

A delegada afirma que o funcionário, que é de uma empresa terceirizada que representa a editora no Rio e no Espírito Santo, ouvido nesta segunda na Delegacia negou as ofensas e se referiu às estudantes como “morenas escuras, quase negras”. A doutora Adriana adianta adiantou: “Mas ele caiu em contradição em vários momentos, como quando disse que poderíamos requisitar as fitas de gravação do estande e depois voltou atrás dizendo que não havia câmeras no estande. Ele nega tudo, mas não se trata da palavra de uma pessoa contra a palavra de outra. Temos mais de dez testemunhas do caso. Nem a confusão no estande ele admite, mas é certo que alguma coisa grave aconteceu lá.  Todos os adolescentes disseram que ele ofendeu as meninas e o restante do grupo”. Ele caiu em contradição disse  a dra. Adriana Belém.  A Editora Abril nao quis comentar o caso.

A Diretora da Escola, que acompanhava o grupo de alunas na ocasiao, fez um Registro de Ocorrência, na 77ª Delegacia de Polícia, em Niterói, sob o nº 077-05231/2011-01, e encaminhou aos órgãos competentes do Estado (Cedine, Supir).”

(É isso aí –  denúncia, cadeia, processo e reparacoes: esses devem ser os procedimentos legais para o tratamento de Crimes Hediondos de Racismo no Brasil. Já aguentamos muito esse tipo de violencia contra nós, nossas famílias e principalmente contra nossas criancas e jovens. Chega!!!! Devemos, por outro lado, marcarmos presenca coletiva toda vez que casos com esses vierem à tona. E os Movimentos Sociais Negros e de Direitos Humanos devem criar vigilancias rápidas e constantes para cobrir e assessorar as vítimas, principalmente as pessoas da nossa comunidade que nao tem acesso fácil aos meios de comunicacao e aos tramites burocráticos legais. Vamos travar esse combate na Denúncia permanente, nas barras dos trinunais e nas reparacoes devidas às vítimas desse crime medonho…)

“Discriminação racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada.” Art. 2º, inciso I do Estatuto da Igualdade Racial. –

A secretária nacional de Combate ao Racismo da CUT, Maria Júlia Reis Nogueira, declarou: “É inaceitável que o representante de uma editora, que teoricamente deveria prezar pela divulgação do conhecimento e da cultura, tenha se manifestado de forma tão preconceituosa e racista”, declarou . Na verdade, ressaltou, “este é o tipo de postura criminosa que semanalmente temos acompanhado nas páginas da Veja, revista que tem revelado uma profunda discriminação pelo Brasil e pelos setores populares”.

Até agora nao foi divulgado o nome do funcionário, mantido em sigilo.

O Racismo é Crime e como tal deve ser tratado!!!!! – Ras Adauto

 
10 Comentários

Publicado por em setembro 13, 2011 em Uncategorized

 

10 Respostas para “Racista da Bienal do Livro é indiciado por delegada da 42a. DP (Recreio dos Bandeirantes/Rio de Janeiro)

  1. Marcia Brasil

    setembro 13, 2011 at 5:28 pm

    Esse é o “racismo sem ódio” reinandte no Brasil…. Só quem sofre na pele e na alma para saber o que realmente significa essa nossa pseudo democracia racial… Todos os absurdos desta natureza tem que ser denunciados, chega de silêncio e omissão!

     
  2. Thiago Couto

    setembro 13, 2011 at 7:01 pm

    ele terá o que merece!!

     
  3. Paulo Martins

    setembro 13, 2011 at 8:24 pm

    Sem deixar de condenar profundamente estas atitudes e concordar com a total aboliçao de preconceitos raciais,pergunto me…existem movimentos raciais brancos também?Não é este um problema com dois sentidos?Vivo em Africa há vinte anos e tenho sido quase diariamente sujeito ao mesmo preconceito (sou caucasiano e portanto minoria).Penso que a abordagem a este problema passa por uma formaçao,uma cultura de proximidade de todas as crianças desde cedo (que felizmente tive),eliminar barreiras de todo o tipo como previsto nesse vosso artigo 2º…em minha opinião não é uma questão meramente legal mas cultural e económica,que precisa ter uma reforma dos vossos modelos,veja se uma das principais exportaçoes do Brasil,as novelas,onde os actores principais são sempre brancos e bem na vida e os/as empregados de côr.Veja se os principais apresentadores dos programas da Globo e da Record que são vistos por milhões,todos eles brancos com dançarinas morenas atrás.Comentem e mudem o essencial,não o superfluo,para bem de todos nós

     
  4. lucia livramento

    setembro 13, 2011 at 9:08 pm

    meu repudio a este camarda; e isto ai vamos a lutap da um basta niso passe as menias no especialista . a luta continua

     
  5. Leilany Santos Moreira

    setembro 13, 2011 at 10:28 pm

    Ainda bem que há pessoas como estes adolescentes que nã se deixam intimidar.

     
  6. J. M. Monteiro (@JMMonteiro1)

    setembro 13, 2011 at 10:59 pm

    Dizem que o nosso racismo é “cordial”!!! É o mesmo que dizer que uma moça está “ligeiramente”(!) grávida!. Ou tá ou não tá! Mas a hipocrisia racial existente no Brasil tem origem na PÉSSIMA colonização que aqui ocorreu ou seja, tivemos a infelicidade(fazer o quê, né!?) de sermos colonizados pelos portugueses. Durante mais de 300 anos Portugal enviou pra cá somente gente vagabunda que não trabalhava nem por reza braba! Tudo era feito em cima do lombo dos escravos. Até fezes dos seus donos, lá no Rio de Janeiro, eles carregavam pra jogar em rios. Não pretendo nunca ir a Portugal a não ser que seja vontade de DEUS. Aí não há como escapar, né!?

     
  7. poettacidinho@hotmail.com

    fevereiro 3, 2012 at 1:55 am

    SOU POETA CANTADOR DA CIDADE DE CAMPINA, LUGAR ONDE SE ENSINA, COMO DANÇAR UM FORRÓ,QUE CHOVA OU FAÇA SOL, SOU UM CABRA PREPARADO,EU COMBATO O RACISMO, SÓ NA BASE DO CIPÓ.
    PARABENS A TODO-AS PESSOAS QUE LUTAM PELAS IGUALDADES RACIAIS DESTE PAÍS.

    VAI UM SAMBA DE MINHA AUTORIA QUE SE CHAMA;
    RAÇA UNIVERSAL.

    SE VOCÊ TEM VISTA BOA, E PERFEITA AUDIÇÃO,AUDIÇÃO,DIGA O QUE QUE ESTÁ FALTANDO, PARA VOCÊ TER VISÃO, EU ACEITO A VIDA ASSIM, EU ACEITO A VIDA ASSIM, POIS NEM TUDO É ILUSÃO, ILUSÃO,A NOSSA COR NÃO DIZ NADA, EU TENHO A MENTE FORMADA, É PRECISO DAR AS MÃOS, TENHO SANGUE UNIVERSAL, QUERO AO MUNDO ABRAÇAR, FAÇO PARTE DESTA MASSA, VEJO QUE TODAS AS RAÇAS, PREENCHEM QUALQUER LUGAR. É PRECISO DAR AS MÃOS.

    poetacidinho@hotmail.com
    contato; 011-22911256- 83856169 -76229142.

     
  8. poettacidinho@hotmail.com

    fevereiro 3, 2012 at 1:58 am

    pouca gente sabe que a lei auréa foi criada por que josé do patrocinio o grande negrão…agradou a princesa izabel.
    assim me disse zézo.

     
  9. poettacidinho@hotmail.com

    março 13, 2012 at 10:24 pm

    EU TENHO MUITO ORGULHO DE TER EM NOSSO SUPREMO UM NEGRÃO QUE DA BONS EXEMPLOS ,E NUNCA SE OUVIU FALAR DE NENHUM TIPO DE PAPEL SUJO DESTE MINISTRO,ELE DEVIA SER O PRESIDENTE DO NOSSO SUPREMO PARA MOSTRAR COMO SE APLICA A VERDADEIRA JUSTIÇA EM NOSSO BRASIL.
    É VERDADE QUE AINDA HOJE AS REDES DE TELEVISÃO SÓ DÃO PREFERENCIA AOS ATORES,ATRIZES,HUMORISTAS,APRESENTADORES DE PROGRAMAS E TELEJORNAIS QUE TENHAM A COR COMO COSTUMO DIZER[ VIRA LATAS OU BRANCOS] MAS AS NEGRINHAS E OS NEGRINHOS REALMENTE SÃO QUEM FAZEM A DIFERENÇA VEJAM EDSON ARANTES DO NASCIMENTO, DAIANE DOS SANTOS,JOÃO DO PULO,FIO MARAVILHA,ENTRE OUTROS ASTROS DO NOSSO BRASIL.

     
  10. marcio

    setembro 11, 2015 at 4:20 am

    comentários racistas de negros contra brancos ,é interessante essa negraiada querer morar na Europa ou até no Brasil ,mas eu digo lugar de negro é na áfrica :Aqui no brasil ,na Europa , e nos EUA o negro só vai viver infeliz porque esses lugares existem um racismo oculto e implicito , o negro nunca poderá assender socialmente porque ele será discriminado e só poderá viver em favelas ……etc. Sempre será discriminado pela sua cor negra ou mulata . o melhor a todo negro que tenha um pouco de inteligência ou consciência será voltar para a africa ,e viver feliz entre os seus semelhantes.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: