RSS

Machado de Assis era “suiço” (??!!!) – Para a Caixa Economica Federal, sim!

14 set

O escritor Machado de Assis como era, em foto de época

Para a propaganda da Caixa Economica Federal, o escritor Machado de Assis era um branco ariano. Nem tiveram a malandragem de dar uma coloridazinha no Machado para parecer mais um pouco amulatado. Nao, para a Caixa Economica o Bruxo de Cosme Velho era definitivamente um “suiço”.

O Machado de Assis da Caixa Economica Federal

Vagabundo nao vai sossegar enquanto nao “embranquecer” definitivamente o Brasil!  Projeto já antigo e manjado das nossas elites institucionais!

Caixa Ecoxomica Federal 150 Anos

 
10 Comentários

Publicado por em setembro 14, 2011 em Uncategorized

 

10 Respostas para “Machado de Assis era “suiço” (??!!!) – Para a Caixa Economica Federal, sim!

  1. Belezas de Kianda

    setembro 14, 2011 at 7:25 pm

    eu tb percebi isso na hr. Machado branco! ooohhhhh!!!!!

     
  2. glaucenira maximino da costa

    setembro 14, 2011 at 8:56 pm

    Isto é indignante! Tantos anos de luta do Movimento Negro para resgatar os nossos valores e agora vem este sistema perverso de embranquecimento do Brasil tentando iludir aos incautos sobre a verdadeira origem negra dos nossos escritores, É necessário saber que Machado de Assis, foi um crítico austero da escravidão no Brasil. Que pena! nossa memória é realmente muito curta. Mas n4ao podemos deixa de lançar o nosso protesto ao ver tanta barbaridade. A quem querem enganar?
    Glaucenira Maximino da Costa- do IPCN. e militante do Movimento negro com muito orgulho

     
    • thi chab

      setembro 15, 2011 at 11:32 pm

      eu passei mal quando vi a propaganda… me desesperei e fiquei com vontade de denunciar na hora… Achei uma puta falta de respeito com a memoria do escritor e acima de tudo um preconceito sem iigual

       
  3. Pandora

    setembro 15, 2011 at 3:19 am

    Esse comercial me irritou tanto que eu pensei que ia explodir!!! Nunca pensei que no século XXI, onde as questões afro estão tão em voga alguma empresa tivesse coragem de fazer um absurdo desses!!!

    Enfim, como vc disse embranquecer o Brasil é um projeto antigo!!!

     
  4. marcos romao (@marcosromao)

    setembro 15, 2011 at 6:24 pm

    Ras, isto me dá uma tremenda esperança, caso eu continue a escrever, melhore a cada dia e deposite meu cacau na caixa econômica, ganharei o direito de ser um branco honorário lá no além. Como sempre disseram, vivemos em um país do futuro, vamos todos ser iguais aos brancos lá no Paraíso, a Caixa e Bolsonaro o garantem, afinal quem precisa de cotas?

     
  5. Binhonegobom

    setembro 16, 2011 at 2:15 am

    Sabe,da raiva de tudo isso, e o ruim é que muitos preto nem se tocaram nisso.

     
  6. Paulo

    setembro 16, 2011 at 11:07 pm

    Já reclamei na ouvidoria da caixa… Através do site…. Vou lotar o email deles.

     
  7. Mitridates

    setembro 17, 2011 at 6:14 am

    A Caixa está certíssima. Machado de Assis era branco, ou quase.

    Henrique Bernardelli, um dos grandes pintores que o país já teve, produziu um belo retrato de Machado de Assis em 1905, e lá está o grande escritor: branco. Procurem no Google. No atestado de óbito de Machado consta: “branco”.

    Vejam o que disse Joaquim Nabuco, seu contemporâneo: “O Machado para mim era um branco e creio que por tal se tomava; quando houvesse sangue estranho isso nada alterava a sua perfeita caracterização caucásica. Eu pelo menos só via nele o grego.”

    “Perfeita caracterização caucásica”. Alguém ainda tem dúvidas?

     
    • Pandora

      setembro 17, 2011 at 2:58 pm

      Eu recomendo a você a leitura de Eduardo de Assis Duarte em Machado de Assis Afro-descendente, onde ele vai te explicar que as pessoas durante o Império embranqueciam as fotos do bruxo, que ele era neto de ex-escravos e derivativos… Além disso já que vc se mostra uma pessoa culta também te indicaria a leitura do “Espetaculo das raças” onde a autora também cita Machado de Assis em um de seus capitulos e fala sobre as teorias racistas que invadiram o Brasil depois do fim da Abolição. Isso vai te explicar pq Joaquim Nabuco atribuiu a Machado essa brancura, ele estava dizendo que apesar de ser um homem de cor ele era inteligente, uma vez que por toda a sociedade circulava a ideia de que pessoas de cor eram intelectualmente inferiores, algo que claro, não tem fundamento algum.

      E aproveitando que vc gosta tanto de procurar coisas no google, procure um site chamado Literafro e veja lá os trabalhos que existem sobre Machado, será uma rica oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o autor, o império e o que aconteceu com esses intelectuais ao longo da história!

      E sim, eu tenho todas as dúvidas do mundo sempre!

       
  8. Italo

    setembro 17, 2011 at 3:44 pm

    Povo besta. Cada um coloca o seu ator da cor que quiser. Quando colocam personagem branco com ator negro, ninguém reclama. Povo preconceituoso >__>

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: