RSS

Cacique Raoní Metuktire Kaiapó recebe o título de cidadão honorário de Paris

28 set

 Foto: AFP

 

PARIS – O Grande Cacique da tribo dos Caiapós, Raoni Metuktire, de 81 anos, recebeu na terça-feira, 27.09,  o título de cidadão honorário de Paris das mãos do prefeito Bertrand Delanoe. Raoní chegou à cidade no dia 19 para conseguir uma petição em protesto contra a Usina de Belo Monte. Em sua visita à cidade, Raoni visitou o castelo de Cheverny acompanhado pela marquesa de Vibrary, proprietária do local, plantou uma árvore e visitou museus.

Conheci Raoní  e outras grandes liderancas Caiapós (Wai-Wai, Megaron, Paiakan,  Tutu Pombo, etc) através da Líder Indígena Eliane Potiguara e da Uniao das Nacoes Indígenas/Rio de Janeiro. As conversas que já tive com o Grande guerreiro foram muito saborosas e gratificantes, que nunca mais esqueci em minha vida. O que sempre me chamou a atencao de Raoni, além  é claro de sua perspicácia e luta em prol dos povos indígenas, foi o seu bom e sutil humor. Realmente uma grande figura da História moderna do Brasil.

Parabens Cacique Raoní!

O Grande Cacique Raoni, líder da tribo dos Kayapó, dá seu depoimento em vídeo sobre os impactos de Belo Monte na região da Volta Grande do Rio Xingu.

 
1 comentário

Publicado por em setembro 28, 2011 em Uncategorized

 

Uma resposta para “Cacique Raoní Metuktire Kaiapó recebe o título de cidadão honorário de Paris

  1. Enilda Miceli

    setembro 28, 2011 at 4:56 pm

    Espero pelo bem da humanidade que eles tenham força e permaneçam nas florestas e isso nao significa alienamento ou que nao tem condiçoes de dialogar! Raoni é exemplo de sabedoria. Nunca um homem urbano podera entender a simplicidade desta gente, nos a perdemos ao longo dos seculos e dos massacres a estes povos que tem uma interaçao total de corpo e alma com o meio em que vivem. Me sinto orgulhosa quando vejo um lider de mais de 80 anos dizer que morre pelo seu povo, e me da uma pena quando diz que morrerao TODOS, e è isso, que o futuro reserva a estes seres. Roubamos tudo o que pertencia a eles, o ar, a terra, os rios, os animais… mas o que se aprende com este discurso do Raoni é que podemos roubar tudo deles menos a alma! Desejo que Belo Monte nao seja construida, que todos no mundo pressionem o governo do Brasil, pois esta primeira usina de muitas de um projeto megalomano e cretino sera a sentença de morte da Floresta Amazonica, dos povos ribeirinhos da fauna e da flora e da memoria destes povos, do patrimonio material e imaterial. O que todos ja sabemos é que a floresta pertence e esta distribuida a gente gananciosa de varios lugares do mundo. De nossa somente no mapa ali manda quem pode e obedecem todos, mesmo que isso signifique a morte.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: