RSS

Europalia e Nós aqui!

03 out


Abre amanha, dia 4 de outubro e vai até 15-01-2012, a Europalia, o maior festival de cultura e artes da Europa. Esse ano o país homenageado é o Brasil, que trará, comecando por Bruxelas e se extendendo à outros países da Europa, um grande mosaico rico e poderoso da diversidade artística e cultural do Brasil. Todas as grandes áreas serao contempladas. Centenas e centenas de artistas brasileiros/as circularao pela Europa nesse período. A presidenta Dilma estará presente abrindo o evento.

Hoje lendo uma entrevista da Ministra da Cultura Ana Buarque de Hollanda, ela fala sobre o Festival e repete aquele velho chavao sobre a visao que a Europa tem sobre a cultura brasileira: estao trazendo a legítima cultura brasileira para ajudar a mudar o esteriótipo sobre o país. Só que a Ministra deveria se informar melhor do que está rolando nas comunidades brasileiras desses países em relacao a isso. Disse a ministra na entrevista: “A gente quis mostrar a imagem não estereotipada do Brasil. É gente que faz um trabalho excelente e que a Europa não conhece.” A Ministra está completamente por fora do que acontece por exemplo aqui na Alemanha. Dos altos níveis de artistas e culturais brasileiros/as em todas as áreas que por aqui atuam, inclusive já fazendo parte das cenas e calendários oficiais desses lugares. Tem gente fazendo cinema, teatro, música, artes plásticas, danca, do maior nível, tanto profissional, técnico e artístico, etc etc etc. E arte brasileira e internacional.

E outra coisa, esqueceram de avisar a esses/essas artistas locais e incluí-los/as nas programacoes. Porque muita gente aqui em Berlin nem está sabendo disso.

O governo brasileiro realmente deve comecar a ver melhor seus compatriotas no exterior, para nao ficar falando bobagem por aí. Como se nós, artistas brasileiros na Alemanha por exemplo, que existimos e levamos a cultura brasileira em todos os níveis fossemos invisíveis e nao estamos fazendo nada contra esse tal de esteriótipos de que fala a Ministra. Nós somos a Embaixada brasileira cotidiana por aqui. Nao me levem a mal.

O Festival no link: Europalia

 
Deixe um comentário

Publicado por em outubro 3, 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: