RSS

100.000 Euros por uma bomba em Berlin.

13 out

A paranóia de bombas e incendios que comecou na segunda-feira, com um atentado na estacao principal de trem Berlin Halptbanhof , continua por esses dias. Agora, segundo notícias e declaracoes de autoridades de seguranca da capital, suspeita-se e ao mesmo tempo afirma-se que outras estacoes de metros na regiao podem estar escondendo bombas em trilhos e outros lugares. Estao levando o assunto de maneira a nao causar panico nos milhares e milhares de passageiros que se utilizam dos metros e trens da cidade, que sao os principais meios de transportes por aqui.

Hoje fui levar o Leon para uma cidadezinha perto de Berlin, Wutika, para encontrar um amigo e sua família. Tomamos o expresso regional em Hauptabahnhof e percebi um clima de policiamento ostensivo, mas sutil. Quando voltava para Berlin, no alto falante do trem anunciava para se tomar cuidados com “vandalismo” e que se comunicasse às autoridades imediatamente qualquer suspeita estranha ou objetos, como bolsas, mochilas e malas abandonadas na estacao ou mesmo no trem.

O Ministério do Interior disse na quarta-feira “que não havia nenhum sinal ainda de uma nova dimensão do terrorismo de esquerda”. Mas alguns afirmam que esse tipo de acao é bem característico da extrema esquerda alema em Berlin. Outros menos afirmam a possibilidade de serem extremistas de direita ou neonazis. Mas esses últimos grupos, apesar de serem muito agressivos, nao tem essa técnica sofisticada e organizada de acao, que os grupos de esquerda tem por qui.

Hoje rolaram  notícias de que estao oferencendo cerca de 100.000 euros de “Belohnung” (gratificacao) a quem oferecer informacoes sobre possíveis bombas espalhadas por aí, principalmente nas áreas sensíveis de metros e trens da capital.

É muito interessante esse comprtamento cuidadoso das autoridades alemaes em Berlin sobre o fato, pois está envolvendo organizacoes políticas locais e nao os ditos “terroristas árabes”, o El Quaeda, etc. Senao já estaria um estardalhaco na novela.

Mas é estranho mesmo voce estar num trem e sabendo do que está rolando. Hoje andei muito de trem e reparei que a maioria das pessoas passageiras dos transportes ferroviários nao estao nem sabendo do que estao rolando na pista.

Ras Adauto/ppaberlin

Na foto/gsmin: Esquadrao anti-bomba e anti-terror em acao em Berlin

=============================================================================================================

O que publiquei na terca-feira falando sobre o assunto:

Paranóia em Berlin!

De ontem, segunda-feira, até agora, aconteceram cerca de 5 atentados a incendio na Estacao de Trens “Berliner Hauptbahnhof”. Essa é a principal e mais sensível estacao de metros, de trens regionais, estaduais e transeuropa na cidade. E fica na área do centro político central da capital. Ali estao entre outros a Reichstag – o Parlamento Alemao – e a Chancelaria. Milhares e milhares de pessoas circulam todo o dia, indo e vindo para todas e de todas as direcoes, saindo ou chegando à Berlin.

Já aconteceram várias paralizacoes dos trens até agora no local.

As autoridades de seguranca da capital especulavam ainda ontem à tarde, conforme os noticiários, que os atentados sao acoes de grupos de extrema esquerda alema conhecidos. Mas ao mesmo tempo estao com o maior cuidado e tentativa de sigilo ao tratar do caso.

Grandes partes da regiao estao cercadas e bloqueadas pela polícia federal.

Ras Adauto/ppaberlin

 
Deixe um comentário

Publicado por em outubro 13, 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: