RSS

A Escravidao moderna no Brasil

26 out

Os Fazendeiros acusados de trabalho escravo no Brasil são do Sudeste, com boa formação e conectados a partidos políticos.

Esta foi a conclusao da pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que pela primeira vez traçou o perfil das vítimas de trabalho escravo no Brasil. Utilizando-se da Lista Suja do Ministério do Trabalho a pesquisa entrevistou 12 dos 66 contactados pelo organismo.

Os fazendeiros, a maioria nascida no Sudeste, mas habitam as regiões próximas às lavouras (Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Possuem curso superior completo e declararam-se como profissões pecuarista, agricultor, veterinário, comerciante, gerente, consultor e parlamentar. São filiados ao PMDB, PSDB e PR.

(Nota minha: Eu acrescentaria também o DEM na lista dos partidos desses latifundiários high-thechs).

Do outro lado da moeda, revela a pesquisa, que 85% dos trabalhadores libertados, além de baixíssima escolaridade (analfabetos e com menos de quatro anos de estudo), nunca fizeram um curso de qualificação.

Ah! e os explorados nao tem carteiras de trabalhos assinadas, nem às mínimas condicoes de seguranca e direitos como “trabalhadores”. Isto é, sao tratados como escravos, os novos escravos, por esses fazendeiros vindos do Sudeste e fazendo parte de partidos políticos.

Para ler o que saiu nas mídias sobre o assunto:
http://www.sindiq.com.br/go/organiza%E7%E3o+internacional+do+trabalho/?tb=1

Primeira reportagem da série veiculada na Rádio Rural que mostrou como autoridades e entidades estão trabalhando para combater o trabalho escravo no campo.

 

 

 

 

 

 
Deixe um comentário

Publicado por em outubro 26, 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: