RSS

Povos de Belo Monte ocupam as obras da Usina Hidrelétrica

27 out

Segundo informações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que me chegaram essa tarde, cerca de 600 pessoas, entre indígenas, ribeirinhos, pescadores e populacao rural ameacada, ocuparam o canteiro de obras da Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, na madrugada desta quinta-feira, Os manifestantes pedem o fim do projeto da usina.

Os manifestantes não encontraram resistência da polícia ou dos seguranças do empreendimento. Segundo informou o Cimi, o que motivou a ocupação foi o adiamento do julgamento no Tribunal Regional Federal da 1ª Região sobre o direito dos indígenas de serem ouvidos antes do início das obras.

A Rodovia Transamazônica (BR-230), a partir de trecho em frente ao canteiro, na altura da Vila de Santo Antônio, região de Altamira, está interditada e só passam veículos transportando doentes.

Decisão tomada em assembléia na manha desta quinta-feira pelos ocupantes é que o acampamento no canteiro de obras será permanente e desde já convocam outras entidades e movimentos a cerrarem fileiras nessa luta que, conforme os manifestantes, não irá parar.

O cacique do povo Kaiapó, Megaron Txucarramãe, um dos líderes do movimento, revelou que outros indígenas da aldeia de Gurupira, em Redenção, estão a caminho do local para aderir ao protesto do grupo.

Nós aqui, do “Movimento de Apoio às Nacoes Indígenas Berlin-Kreuzberg”, engrossamos os protestos e a ocupacao das obras em Belo Monte.

Leia matéria em completa em: CIMI
Foto/world news: O cacique Kaiapó Megaron

 
2 Comentários

Publicado por em outubro 27, 2011 em Uncategorized

 

2 Respostas para “Povos de Belo Monte ocupam as obras da Usina Hidrelétrica

  1. José Carlos

    outubro 29, 2011 at 12:00 am

    Também estou nessa luta contra a essa destruição da vida da flauna e da flora ,estão subestimando a nossa inteligência ou o sistema realmente é burro de + +

     
    • Thales

      março 15, 2012 at 8:55 pm

      José, deixe de hipocrisia…..você assim como todos deve estar precisando cada vez mais de energia em sua casa. Enquanto estivermos em crescimento precisaremos aumentar nossa produção de energia. Pensando em destruição, pense em outras formas de energia e compare essa destruição!

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: