RSS

A Lei da Palmada e a nossa heranca colonial/escravocrata de educacao familiar!

22 dez

Estou daqui acompanhando a polemica aí no Brasil sobre a “Lei da Palmada”. Já li coisas cabeludas sobre isso nesses dois dias. Tem uma corrente reacionária grande que está se debatendo muito, dizendo que a Lei e o Estado estao tirando os direitos dos pais de educar seus filhos. E que a Lei é contra os Direitos Humanos, etc. Misturando alhos com bugalhos; borogodó com tiririca. A bancada evangélica e pastores sao os que mais reagiram contra a Lei. Os evangélicos alegam que pequenos castigos não causariam dor nem teriam consequências perversas para a vida da criança. “Eles disseram que o projeto iria mudar a vida dos pais, que a ‘palmadinha pedagógica’ poderia trazer danos à família” – comentou  a deputada Lilian Sá,

Eu, por exemplo, sou a favor dessa lei. Sei muito bem o que sofrem muitas e muitas criancas em seus lares, de espancamentos, ofensas, terrores psicológicos e outras tantas agressoes. Temos uma “cultura de espancamento educacional” herdado dos tempos coloniais. Quem aí de nós nao sofreu alguma situacao dessas na nossa infancia? Muitos/as poucos/as podem ter o privilégio dizer que nao sofreram. Isso em todas as classes sociais brasileiras. Outro dia mesmo conversava com o meu filho Leon e dizia para ele das surras que levei de vara de goiabeira ou vara de marmelo, cinto, fio, etc.

Aqui na Alemanha essa Lei funciona. Se voce “espancar” (“educar”)  a sua filha ou seu filho, isso pode dar um problema muito sério para toda a vida para voce. Os departamentos de Estado (principalmente a Polícia, o Juizado de Menores, Psicólogos e a Justica) vao ficar entre voce e a sua cria. Basta só uma denúnica de algum vizinho ou lá quem seja. Ou mesmo a escola em que sua filha ou seu filho estudem ou de uma médica que normalmente atendem as criancas. E esse ano a Lei ficou mais rígida com isso.  Conheco pessoas aqui em Berlin, brasileir@s, que estao com problemas sérios com o Juizado de Menores por causa disso.

Por outro lado, a Pesquisa do Instituto Datafolha aponta que a maioria dos brasileiros é contra o projeto de lei do governo federal que proíbe palmadas, beliscões e castigos físicos em crianças. Pois é com palmadas, beslicoes e castigos físicos que comecam a coisa, até a agressoes mais pesadas. Como sao com as ofensas e os xingamentos cotidianos que comecam as agressoes (até a possível morte) de muitas mulheres no Brasil por seus companheiros, namorados, maridos, etc.

Está aberta a polemica!!!!!!

Crianca é para se criar bem!!!!!

Ras Adauto

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: