RSS

Pela Manutenção da posse e Titulação do Quilombo do Rio dos Macacos- Bahia

04 mar

Ao Povo Brasileiro

                                                                                                                                                             foto: militanciasocialista

Mais uma vez em nosso país, assistimos ao descumprimento dos direitos das comunidades quilombolas! O quilombo do Rio dos Macacos, na Bahia, tem data de desocupação marcada: 04/03/2012. Trata-se de pessoas que estão vivendo nestas terras há mais de cem anos, resistindo a diversas dificuldades impostas pela Marinha Brasileira. A Constituição garante, no artigo 68 das disposições transitórias, a demarcação, titulação e posse das terras ocupadas por remanescentes quilombolas, possibilitando a continuidade destas comunidades, que devem ser consideradas como a prova maior do símbolo de luta contra a escravidão, no passado, e o racismo, no presente. A Marinha do Brasil mais uma vez mostra que é uma instituição contrária aos negros, vide os exemplos da Revolta da Chibata, dentre outros. A desocupação do Quilombo de Rio dos Macacos, na Bahia, é um desrespeito aos tratados internacionais assinados pelo Brasil, a exemplo da 3ª Conferência Mundial contra o Racismo, ocorrida em Durban, na África do Sul, em 2001 a Convenção 169 da OIT, Guardadas as devidas diferenças, mais uma vez o crime cometido contra a comunidade do Pinheirinho vai se repetir. Nós, Quilombolas, Negros(as), militantes contra o racismo de todas as etnias organizados através da Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas – nos posicionamos contra essa arbitrariedade, e chamamos a sociedade em geral , a todas as organizações do Movimento Social e Social Negro para protestar contra esse flagrante desrespeito aos quilombolas e ao povo brasileiro. Lembramos que a presidente Dilma não pode permitir que esta ação ocorra embaixo dos seus olhos, em local próximo ao escolhido por ela e outros Presidentes para passar suas férias. Não permitiremos que esta desocupação ocorra. Somos todos quilombolas, somos todos Quilombo do Rio dos Macacos!

Movimento Negro Unificado – GT de Lutas, Autonomo e Independente
Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas.

Os signatários

O Abaixo Assinado

OUTRO OLHAR — Quilombo Rio dos Macacos

Quilombolas que moram próximos a Base Naval de Aratu, na Bahia, reclamam que estão sendo pressionados a deixarem o local pela Marinha.A área ainda não foi titulada pelo Incra, e, por isso, o órgão das forças armadas disputa judicialmente as terras para a ampliação de sua base naval. Este é o tema do Outro Olhar. O vídeo é de Josias Pires.

Mobilização nas periferias contra a ação racista da Marinha que pretende expulsar os quilombolas do Quilombo Rio dos Macacos situado no municipio de Simões Filho – BA

 

Tags: , ,

2 Respostas para “Pela Manutenção da posse e Titulação do Quilombo do Rio dos Macacos- Bahia

  1. rita de cassia lacerda quesada

    março 11, 2012 at 12:58 am

    Direitos Humanos onde está você?

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: