RSS

Índios e fazendeiros entraram em confronto em Pau Brasil na manha de sábado.

22 abr

O clima ficou tenso entre índios Pataxós hã-hã-hães e fazendeiros neste sábado (21) na região do Rio Pardo, em Pau Brasil (a 551 km de Salvador), sul da Bahia. O cacique Nailton Muniz denuncia que fazendeiros retomaram a posse de duas fazendas durante esta madrugada de sábado. Foi usada violência na desocupação e pistoleiros teriam atirado contra os índios que ocupavam as terras desde o último domingo (15). Alguns indígenas estariam desaparecidos desde a ação. Nao se sabe ainda se foram mortos ou feridos ou estao simplesmente evadidos, por causa do ataque.

Os fazendeiros alegam que os índios teriam incendiado um caminhão que transportava trabalhadores por volta de 6 horas. O cacique Nailton rebate as acusacoes e diz que o camnhao transportava os pistoleiros, que teriam atacado a comunidade.

A Polícia Federal chegou em Pau Brasil por volta de 10h00 e os agentes conversaram com lideranças indígenas do local. Em seguida, foram para as fazendas onde teria acontecido o conflito desta madrugada.

A polícia também apura a denúncia de que o índio Ivanido dos Santos, 29, foi baleado quando pescava na área de fazenda não ocupada por indígenas em Pau Brasil.

Já sao cerca de doze fazendas que estão ocupadas por índios na cidade. Outras 56 foram invadidas pelos indígenas no município de Itaju do Colônia (a 491 km de Salvador) desde janeiro deste ano. Também há conflito na cidade de Camacan.

Segundo liderancas indígenas essas áreas sao de propriedades legítimas e ancestrais de seu povo, por isso estao retomando as suas terras e que nao sao invasores, invasores sao os fazendeiros.
E que vao continuar nos locais.

Os índios pleteiam na Justiça Federal a devolução de 54 mil hectares pertencentes à tribo. Os Pataxós Hã Hã Hãe já brigam na Justiça há 30 anos pela devolução de suas terras, invadidas pelos fazendeiros da região.

(Com informacoes de A Tarde e PPABerlin)

Foto: radar

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: