RSS

Manifesto do Povo Xikrin contra Belo Monte

05 set

Manifesto do Povo Xikrin contra Belo Monte

Carta aberta das lideranças
As lideranças do povo Xikrin das aldeias Pytalw. Kenhltudioy. Potkro. Kranh, Kamolttilto e Pykaialta. reunidas na aldeia Poti-krô no dia 19 de Agosto de 2012. vêm a públioo expressar profunda preocupação com o futuro dos povos indígenas da regiao impactada pela usina Belo Monte. pelos seguintes motivos que fazem ser urgente a divulgação imediata desta carta:

1: O descumprimento das condicionantes estabelecidas no licenciamento da obra (Posto de Vigilante na Tem Indigena. Trincheira Baka¡a);

2: O desrespeito aos direitos estabelecidos na Convenção 169 da OIT, segundo a qual nós. povos indígenas. deveriamos ser consultados sobre um empreendimento de grande porte que vai trazer impactos irreversíveis em nossa vida. Mas os povos indígenas não fram consultados;

3: Expressamos total insatisfação com o resultado dos estudos do rio Bakaia, os quais são evidentemenne insuficiente para dar conta do impacto que o rio vai sofrer. O rio Bakalá é fundamental para a sobrevivência fisica e cultural do povo Xiltrin:

4: 0 FBA que nao foi apresentado com clareza para todos nos entender e podermos opinlar sobre o nosso futuro. o qual queremos ser protagonistas. nos mesmos, de nossa sobrevivência:

S: Há muitas dúvidas sobre o falado sistema de transposição. o que não entedemos e por isso nós não aceitamos que seja levado em diante sem que sela considerada a nossa opinião e nossas recomendações e dúvidas.
Com todos estes motivos, levando em conta o grave risco a que o povo Xiltrln está submetido, uma situação de extrema vulnerabilidade. com modiñcações bruscas e profundas na nossa vida. sem que possamos ter sequer participação nesse processo. estamos exigimos que constmção da usina Belo Monte seia imediatamente parada.

Date : 26/08/2012

fonte in: http://www.raoni.com/atualidade-404.php

Início da ocupação do canteiro de Belo Monte e reuniões dos Xikrin

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: