RSS

Embaixadores da União Europeia visitam Povo Tupinambá na Bahia

12 nov

as

Embaixadores da União Europeia visitam Povo Tupinambá na Bahia

09 de Novembro de 2014

As violações de Direitos Humanos e aumento da violência contra as comunidades indígenas no sul da Bahia, chamaram atenção de embaixadores da União Europeia, representantes da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Secretária Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia.

Deputados estaduais, entidades da sociedade civil, Pastorais da Igreja Católica, assentados, quilombolas, vereadores, comerciantes, empresários da região e indígenas, participaram de um encontro na Comunidade Tupinambá Serra do Padeiro, no município de Buerarema. O evento foi realizado no dia 1º de novembro. Um grande Toré foi realizado pelos Tupinambá e outros povos no evento.

A comitiva da União Europeia, contou com a chefe da delegação da União Europeia, Sra. Ana Paula Zacarias (Portugal), Embaixadas (Bélgica, Suécia, Reino Unido, Eslovênia, Finlândia, Espanha, França, Holanda, Irlanda), dois Consulados. Todos ouviram os relatos de violência, denuncis de criminalização das lideranças locais, desrespeito às culturas, preconceito,falta de políticas públicas, descumprimento a direitos constitucionais conquistados.

Em 31 de outubro, foi realizada uma audiência pública no Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com esta mesma Delegação da União Europeia no Brasil, graves denúncias foram feitas por quilambolas, indígenas, pequenos produtores diante da expansão do agronegócio e outras comunidades locais.

Foi lançado o livro “10 Faces da Luta pelos Direitos Humanos no Brasil”, que traz experiências de 10 destacados Defensores de Direitos Humanos, que estão inseridos no Programa de Proteção da Secretaria de Direitos Humanos, dentre eles na questão indígena os caciques Deoclides, da etnia Kaingang, e Rosivaldo/Babau, da etnia Tupinambá.

Abaixo depoimentos:

https://www.youtube.com/watch?v=FQ8OdON25wQ

https://www.youtube.com/watch?v=YN1cdFzaXCs

https://www.youtube.com/watch?v=Bh3zAgpl3o4

Redação Yandê

foto/tumbalalá

http://goo.gl/jvae3B

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: