RSS

Lideranças de Aty Guasu Guarani e Kaiowa convidam aos movimentos sociais nacionais e internacionais“Somos Todos Guarani-Kaiowa”

04 out

mulhereskaiowas 2

foto/guaranikaiowá

CONVITE ESPECIAL A TODOS (AS) apoiadores (as) do povo Guarani e Kaiowá, movimentos sociais, autoridades, municipais, estaduais e federais, de órgãos da sociedade civil de direitos humanos, bem como representantes da comunidade científico-acadêmicas e da mídia nacional e internacional, entre outros.

Lideranças de Aty Guasu Guarani e Kaiowa convidam aos movimentos sociais nacionais e internacionais“Somos Todos Guarani-Kaiowa” para participar do Encontro e Debate: Lutas e resistência Guarani e Kaiowa em busca de Teko Porã (Justiça e Bem Viver), a ser realizada no dia 05/10/2015, das 18h às 22:00h, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Um dos temas em debates nacionais e internacionais é o pedido urgente da instalação do CPI DO GENOCÍDIO EM PAUTA NACIONAL, diante do avanço de ataques terroristas, genocídio e violências em andamento contra os povos indígenas Guarani e Kaiowa no Mato Grosso do Sul.


Desde dia 29 de agosto de 2015 até dia 19 de setembro de 2015 mais de quatro (04) mil indígenas Guarani e Kaiowa de 04 terras indígenas (tekoha Nãnderu Marangatu, Guyrakambiy, Pyelito kue e Potrero Guasu) foram massacrados, torturados, expulsos e atacados a tiros por dezenas de jagunços dos fazendeiros. No dia 29/08/2015, os pistoleiros assassinaram um líder Semião Fernande Vilharva. No dia 03 de setembro de 2015, indígenas de tekoha Guyra Kambiy-Douradina-MS foram atacados e expulsos a tiros. No dia 18 de setembro de 2015, às 4 horas, os pistoleiros das fazendas atacaram, massacraram comunidades Guarani e Kaiowa de tekoha Pyelito/Mbarakay-Iguatemi. No dia 19/09/2015, às 5 horas, as comunidades de tekoha Potrero Guasu-Paranhos foram atacadas e massacradas, o líder Elpidio Pires foi encontrado, baleado e ferido pelos pistoleiros.


Contamos com a presença de todos (as) no Encontro e Debate: Lutas e resistência Guarani e Kaiowa em busca de Teko Porã (Justiça e Bem Viver)

Aty Guasu Guarani e Kaiowa

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: