RSS

Indígenas, pescadores artesanais e catadoras de coco e flores silvestres ocupam o plenário 1 da Câmara dos Deputados- da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania

06 out

Publicamos o post do facebook do deputado Chico Alencar sobre a ocupação, por um grupo de cerca de 150 indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e catadoras de coco e flores silvestres, do plenário 1 da Câmara dos Deputados- da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – ontem à noite. – negra panther

VIGÍLIA

“Um grupo de cerca de 150 indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e catadoras de coco e flores silvestres ocupou o plenário 1 da Câmara dos Deputados- da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – ontem à noite. Eles acabam de deixar o local. A vigília marcou o 27º aniversário da Carta Magna, e é um protesto contra a PEC 215, dentre outras pautas na defesa dos seus direitos.

Eles querem um encontro com Eduardo Cunha. O presidente da Câmara, até agora, se negou a receber as lideranças. E, qualificando-os como ‘invasores’ que ‘desrespeitavam o Legislativo’ (já ter contas secretas….), ainda mandou desligar a luz e o ar do recinto. Uma ‘Operação Asfixia’ que não demoveu os ocupantes. Vários deputados e a procuradora da República Débora Duprat acompanharam, solidários, os ocupantes.

De acordo com dados da violência no campo sistematizados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), nos últimos 10 anos, povos indígenas e comunidades tradicionais enfrentaram 5.771 conflitos; 4.568 pessoas foram vítimas de violência; 1.064 sofreram ameaças de morte; 178 sofreram tentativas de assassinato e 98 foram assassinadas.

Na saída, entidades populares e cidadã(o)s do Distrito Federal ofereceram um café da manhã a todo(a)s, entre cantos, discursos e até uma ciranda. UM AMANHECER DE LUTA E SOLIDARIEDADE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS!”

Deputado Federal Chico Alencar.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: