RSS

Os Bruzundangas é Nóiz

06 maio

Pessoas me perguntam porque eu uso “Bruzundanga” em algumas mensagens minhas sobre os acontecimentos para definir o Brasil.

Esse termo, mais precisamente “Bruzundangas”, foi criado pelo escritor Lima Barreto, que eu gosto muito, e que tomei emprestado para meus escritos:

“Os Bruzundangas” é um livro de autoria ima Barreto, publicado póstumamente em 1922. Os direitos autorais sobre as crônicas satíricas “Notas sobre a República dos Bruzundangas” ou “Os Bruzundangas” foram vendidos ao editor Jacintho Ribeiro dos Santos em 1917.

A obra é uma sátira da vida brasileira nos primeiros anos da Primeira República. Bruzundanga é um país fictício, onde havia, tal como na Primeira República, diversos problemas sociais, econômicos e culturais, entre os quais os títulos acadêmicos possuídos pelos ricos que eram não mais que pseudo-eruditos.

No capítulo “Um mandachuva” ele traça os contornos de um político anônimo, cujo perfil mantém a sua atualidade decorridas mais de oito décadas do esboço. O político vem de uma cidadezinha no interior do país, tendo tido sua formação restrita às suas atividades domésticas e profissionais, sem qualquer gosto por pensamentos mais altos como a arte e a cultura, mediocridade, desinteresse, provincianismo e descaso pelas audiências públicas.

E para mim esse termo “Bruzundanga” é a cara do Brasil nesse momento, em pleno século XXI.

negra panther

info/wikipedia/históriadaliteraturabrasileira

A obra de domínio público, aqui em pdf para quem se interessar:http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000170.pdf

imagens/os bruzundangas, lima barreto

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: