RSS

“Eu discordo do Romero Jucá”, diz o índio.

24 maio

 

upload_00003054

foto: tjrj – Davi Yanomami Kopenawa:  O pajé e líder Yanomami David Kopenawa denunciou a invasão das terras indígenas na Amazônia por desmatadores e garimpeiros financiados por grupos de empresários e apoio de políticos, no Tribunal da Justiça do Rio de Janeiro, em abril de 2016.

Dalva Maria Soares postou o seguinte:

Ao ler a matéria da Folha de SP, publicada hoje, sobre o vazamento da conversa do golpista Romero Jucá com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, eu lembrei de um vídeo divulgado pela Mídia Ninja, com o depoimento do líder indígena Davi Kopenawa:

“Eu discordo do Romero Jucá. Quando eu era pequeno, eu conhecia ele. Ele é homem que não gosta de índios. Ele já foi presidente da Funai [maio de 1986 a setembro de 1988]. Ele não resolveu, ele não cumpriu o que prometeu, de demarcar todas as terras indígenas do Brasil. Romero Jucá, ele é homem, eu sou homem também. Eu sou homem da floresta, defendo o meu povo, defendo o meu direito, defendo a natureza, defendo a nossa terra do Brasil. Mas ele, não. Ele só defende o interesse do bolso dele, ele só defende o interesse do salário dele, ele só olha o dinheiro. Ele não olha pro índio, ele não olha pra natureza. Eu, Yanomami, conheço a alma dele. A alma dele não gosta de índio. É por isso que hoje nós estamos tristes. Porque ele é PMDB, todo mundo sabe que ele é, ele é ministro, ele é o ministro do planejamento. O que ele vai planejar?O que ele vai plantar? Eu falo porque eu conheço o trabalho dele. Eu conheço a cultura não-indígena. Eu já enfrentei ele. Agora eu vou enfrentar de novo. Eu vou continuar a lutar até o fim. Eu não vou deixar o meu povo sofrer não. Eu não vou deixar sofrer também os não-indígenas. Porque vocês precisam também viver como nós vivemos. Eles só tem o direito de viver bem? Nós também temos o direito de viver bem, como eles vivem bem. Ele virou Golias, eu sou Davizinho. Mas eu vou enfrentar ele. Eu vou enfrentar ele por causa do meu povo, por causa do meu filho, por causa das nossas crianças. Porque ele não vai cuidar das nossas crianças.”

info: Dalva Maria Soares.

foto/flickriver/internet: David Yanomami Kopenawa

 

 

 

video by Mídia Ninja

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: