RSS

Os mesmos personagens das Ditaduras

06 set

 

 

1968 - Cavalaria

foto/brasilarquivo: a arrancada da cavalaria, Rio de Janeiro, anos 70

Os mesmos personagens das Ditaduras

Vendo os videos sobre as acoes brutais da polícia em São Paulo contra manifestantes, lembrei-me dos tempos da ditadura, nos anos 70, quando eu era estudante de letras da UFRJ e participava das passeatas e protestos no Rio.

A polícia da época avançava em cima de qualquer aglomerado de pessoas com olhos sanguinários e se usavam muito policiais a cavalos que galopavam ensandecidos em direção ao povo e com pedaços de pau, as famosas fantas, iam quebrando as cabeças das pessoas a pauladas.

Tinham os caminhões brucutus, que eram os blindados enormes que jogavam jatos de águas muito fortes nas pessoas. Uma vez tomei um jato dágua de um brucutu, ali em frente o Amarelinho que fui lançado longe e caí no meio das cadeiras do restaurante, com o corpo todo dolorido e fiquei um bom tempo sem conseguir levantar-me do chão, momentaneamente paralítico.

Além evidente dos gáses lacrimogênios e de efeito moral que cobriam a Cinelândia de densa nuvem de sufoco.

Mas a arma mais perigosa que a polícia usou nesse tempo eram as bombas de estilhaços. Que eram artefatos jogados e quando explodiam, lançavam estilhaços de agulhas flamejantes que se enterravam no corpo da pessoa e provocavam depois graves ferimentos de queimaduras, pois as agulhas entravam na carne, se espalhavam e era muito difícil de serem tiradas, a nao ser por uma cirurgia. Uma amiga de faculdade recebeu umas agulhas de fogo dessas e ficou com um rombo horrível na batata da perna.

nada-bom-parte-2-a-repressao-ao-2-ato-contra-o-aumento-da-tarifa-em-sao-paulo-foi-pior-do-que-o-1-body-image-1452689026-size_1000

foto/vice/guilherme santana: a polícia de sao paulo, 2016

Cenas da violência de Ditaduras, naquele tempo e hoje a que estamos assistindo no Brasil. Os personagens são os mesmos, a brutalidade e a violência são as mesmas e a serviço do mesmo sistema que nao mudou nada nesse tempo todo, em relação à repressão aos movimentos populares.

negra panther

foto/brasil70: a arrancada da cavalaria contra protesto, anos 70, Rio de

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: