RSS

A Vaia de Berlin!

08 set

13625398_10154542920409066_7827912965868418600_n

Bom dia, mundiais!

“Viva a Vaia Viva” (augusto de campos)

Ontem a manifestação em frente a Embaixada, com cerca de 150 pessoas, foi um fato que mostrou em pequeninissima dose a grande contradição que mapeia o Brasil. De um lado brasileirxs de todas as cores e regiões do país e agregadxs alemães e outros, cercado por um cordão de policiais e do outro lado da rua a elite branca brasileira e estrangeira, cujos poucos negros eram funcionários ou diplomatas africanos, que entravam na porta para a cerimonia de comemoração do dia da independência e a despedida da Embaixadora.

No momento em que havia uma quantidade bem grande de convidados na fila para a entrada, os brasileiros do outro lado rufaram os tambores, da Banda “Rainhas do Norte” e passaram a gritar: Fascistas! Golpistas! Fascistas e Golpistas nao passarão. Fora Temer! Fora Temer!

Galera, teve gente do outro lado que ficou tao constrangida, que se via nitidamente que nao sabia a onde enfiar a cara. E queria porque queria entrar logo na Embaixada. Vi isso em alguns militares que chegavam com as suas esposas.

Enquanto isso a Ciranda comeu solto e uma roda linda se formou, que deixaria a Lia de Itamaracá muito orgulhosa com aquela dança ali,

Via-se também a curiosidade nxs policiais que formavam a barreira entre a manifestação e a entrada da Embaixada em ver uma manifestação tao colorida e tao musical.

A manifestação se iniciou com a leitura de um longo manifesto, em alemão, lido pela Dj Grace Keller.

Em um momento especial, bonito e triste foi homenageada uma artista e ativista do movimento de mulheres e lgbt brasileirx em Berlin, a MC Xuparina, muito querida na comunidade, que faleceu ontem de manha de um fulminante AVC.

Vendo aquele filminho passando na minha frente, me veio à cabeça uma frase do poeta modernista Oswald de Andrade:

“O Brasil é o único país do mundo, que a elite é estrangeira e o povo brasileiro”.

negra panther

foto/rasadauto: a percursionista Débora Saraiva.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: